domingo, 27 de outubro de 2013
Você é livre ?
Uma das maiores dificuldades dos seres humanos é aceitar a liberdade. Muitas vezes preferem criar muletas, apoios e não sentirem a vertigem de quem de repente se vê livre.Muitas vezes é mais fácil criar amarras para alimentar a sensação de que tem onde se apoiar. Para andar em liberdade há necessidade que comecem a caminhar sozinhos, sem se escorar nas paredes.
Não encontro liberdade entre os que a proclamam. Nos discursos, nas poesias,nos homens e mulheres da moda, nos donos da mídia, nos sistemas de educação, em quem vota ou é votado,não encontro liberdade nas religiões, tampouco em nossa democracia, simplesmente porque liberdade não se conjuga com sistemas, com instrumentos de persuasão modeladora, silenciosa, sorrateira, sabotadora ainda que me esforce, chega um ponto onde ela, a liberdade, se revela e então...miragem.
Quem mais fala em liberdade, quem mais insiste em liberdade, quem mais vende o discurso de liberdade e promove que de fato somos livres, são aqueles que na outra mão de dão mais muletas,mais escoras,te dão mais apoios justamente para que você caminhe se apoiado, apoiado em moletas,pelo simples medo de andar com suas próprias pernas.
Mas a verdadeira liberdade não é uma utopia. Ser livre é enxergar,não ter medo de questionar, de olhar,voltar pra sua própria natureza e consequentemente questionar e conhecer a razão pelas suas escolhas, enquanto não olhar oque esta atrás das suas escolhas, dos seus passos, e as consequências que elas gerará, você não será livre.
Enquanto você projeta sua liberdade na mão dos donos do poder,controladores de mentes, políticos de Brasilia, ou você preteja no seus pais, nos seus filhos, sua mulher, seu chefe. Ai você se esquiva de assumir sua responsabilidade,pela sua felicidade, pelo seus caminhos,pela suas escolhas, seja elas quais forem.
Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, libertará das algemas, das muletas,que os promotores de liberdade fazem questão de lhe entregar, e você de uma maneira comoda, acomodada,satisfeita, aceita e sai apoiando, caminhando, reclamando e projetando a vida inteira, no primeiro, no segundo, no terceiro,a responsabilidade que é sua.
Se você tiver coragem para se enxergar e se questionar, pra se for o caso, voltar atrás, mudar de opinião,errar e assumir pra si, seus erros,e melhorar e evoluir, intendendo que o ajuntamento de experiencias são ingredientes para se enxergar e se libertar.
Mas quem quer assumir suas próprias escolhas e se enxergar a si mesmo?quem quer ir alem do que a superfície nos demostra, nos mostra como se fosse um estabelecimento puro da liberdade.Quem quer ir alem e colocar a cabeça no oceano, parar de enxergar somente a superfície, e enxergar a si mesmo e olhar pra dentro.E entender que todas suas ações, suas escolhas, tem reflexo não só na sua vida ,mais na vida do próximo ou talvez daqueles que você nem conhece afinal de contas estamos todos interconectados.
Seja livre, é a liberdade a verdade, que nos faz caminha pelo nosso caminho, e quando e pelo seu caminhe,ainda que por ventura você erre,você se engane, esse erro,esse engano, contribuirá para você ser alguém melhor, contribuirá com o tijolinho para aquela morada que você vem construído dentro de você.
Não tenha medo de ser livre. Ate que ponto, falta você abrir os olhos e assumir a liberdade de ser gente, de ser humano e andar pelo próprio caminho
0 comentários:
Postar um comentário