domingo, 27 de outubro de 2013
O mundo real vive em você
As vezes nós vivemos em situações, nos convivemos com pessoas, estamos inseridos em lugares que nos motivam a tentar mudar, aqueles luga, aquelas pessoas, aquela situação.
O lugar que isso acontece muito, por exemplo é o casamento,quantas vezes você não já deve ter ouvido o marido ou especialmente a mulher em determinado momento do casamento ou de repente pouco depois de se casar, comentando com uma amiga com alguém, que o marido ou a mulher, tem problemas, tem atitudes que desagradam, "mas depois que agente casar muda" ,"eu vou mudar, meu comportamento , meu jeito". vai fazer ou estimular a fazer a pessoa mudar.As vezes você vai trabalhar em um determinado lugar, em determinado espaço, e você vai motivado a mudar aquele espaço, aquelas pessoas, porque o comportamento das pessoas lhe desagrada, e você tenta muda-las.
Agente tenta mudar o mundo, quem em sã consciência olha para este mundo e vê todas as contradições, as ambivalências nos relacionamento,as dificuldades de ser um cidadão,gera em nos ou na maioria de nos vontade de mudar o mundo.
E muitas vezes passamos nossas vidas empenhados em mudar as pessoas,as situações, o mundo... A unica maneira de mudar as pessoas, a vida, o mundo, os espaços é mudar a si mesmo, você nunca vai mudar as pessoas, os espaços, se antes você não mudar a si mesmo.
Porque na verdade o mundo ou as pessoas, ou tudo isso que de alguma maneira lhe desagrada, se relaciona contigo, e permanecendo você como é,nunca a relação vai mudar. se a relação de alguma maneira o desagrada e não vou entrar no mérito se o problema esta em você ou no outro, muitas vezes o outro pode estar fazendo tudo para que a relação seja ruim, mas as vezes a mudança que você precisa dentro de você é a percepção que você deve sair dessa relação ou agir de uma outra maneira com essa pessoa, desse ambiente, desse espaço,nesse contexto, ainda que este contexto seja macro, seja o contexto da vida ou sistema que tanto lhe desagrada.
O grande problema e quando agente encontra as deficiências do sistema,das pessoas, do trabalho, do mundo, e fica tentando mudar e projetando neles toda a insatisfação,todos os buracos e labirintos que mora dentro da gente...Ai agente não se enxerga, porque o sistema esta tao corrompido,o trabalho ta tao ruim, porque o marido ou a mulher fazem coisas tao complicadas e não deveria fazer e nos tratam tao mal. Que agente não vai parar nunca pra se enxergar e nossa vida inteira vai ser uma vida de "projeção".
"eu sou assim porque ele me trata de jeito" ,"eu sou assado, porque o sistema e corrompido" ,"eu poderia ser muito melhor se me chefe me trataria de outro jeito", "eu seria mais feliz se fosse de outra maneira".
De modo que o problema não sou eu,o problema ta ali , mais nunca dentro de mim...Ate que ponto o problema das pessoas, o problema do mundo,aquilo que lhe desagrada tanto, na verdade não começa dentro de você.
Antes de querer mudar se enxergue, quando você reconhecer seus labirintos e se conhecer de verdade, e perceba que a medida que vai reconhecendo a suas contradições suas mazelas, suas contradições, naturalmente o mundo a sua volta vai se reumanizara.
O mundo todo vive em você, se você quiser mudar o mundo mude a si mesmo.
0 comentários:
Postar um comentário